terça-feira, agosto 08, 2006

A Eleicao ta complicando minha vida

- O eleitor brasileiro residente no exterior, para regularizar a sua situação eleitoral, deverá comparecer ao consulado brasileiro de sua
jurisdição até o dia 3 de maio de 2006.
que bom que eu nao li isso antes! se as eleicoes sao em outubro, pra que que eu ia querer saber o que fazer em abril?

- O primeiro turno das eleições terá lugar no dia 1 de
outubro de 2006;

- O segundo turno das eleições terá lugar no dia 29 de
outubro de 2006.

- Todo brasileiro que completou dezoito anos de
idade, mesmo os que residem no exterior, tem por
obrigação alistar-se perante a Justiça Eleitoral.

- Da mesma forma, todo eleitor inscrito no Brasil e
que passou a residir no exterior, deverá requerer a
transferência de seu domicílio eleitoral ao País onde
se encontra.

- Os eleitores inscritos no exterior estão obrigados
apenas a participar das eleições para a escolha do
Presidente e do Vice-presidente da República, como a
que ocorrerá neste ano de 2006.

- Assim, se você se enquadra em uma das situações
acima descritas, compareça à missão diplomática ou
repartição consular brasileira mais próxima de sua
residência e apresente cópia do documento de
identidade brasileiro (Carteira de Identidade,
Carteira de Trabalho, Passaporte, Certidão de
Nascimento, Certidão de Casamento, Certificado de
Alistamento Militar) e de um comprovante de residência
(conta de luz, conta de telefone etc). Eleitores do
sexo masculino que forem se alistar deverão, além dos
documentos indicados, apresentar cópia do certificado
de quitação com o serviço militar.
nao, agora serio, eu nunca entendi essa historia do comprovante de residencia. pra que diabos tudo no brasil precisa de comprovante de residencia? que diferenca faz? e outra, "missao diplomatica ou reparticao consular brasileira mais proxima de sua residencia????" claro, eu me esqueci dos quinze consulados brasileiros por metro quadrado em cada cidade do interior dos estados unidos. assim fica simples.

- A quitação com a Justiça Eleitoral é de suma
importância, principalmente para os brasileiros
residentes no exterior.
principalmente? que estranho.

- A obtenção ou renovação do passaporte perante as
embaixadas ou consulados brasileiros, bem com a
inscrição junto a Receita Federal exigem prova da
regularidade de sua inscrição eleitoral.
inscricao junto a receita federal? eu tenho que fazer isso tambem? o que eh isso? como que faz? e agora se eu nao voto eles fodem com meu passaporte? sacanagem.. como eh que eu justifico?

- Serviços como emissão de certidão de quitação
eleitoral e verificação de sua situação perante a
Justiça Eleitoral, podem ser obtidas diretamente no
Tribunal Superior Eleitoral – TSE acessando o site
http://www.tse.gov.br
perai, esse tal de "certidao de quitacao eleitoral", eh o papelzinho pra justificar?? alguem me explica por favor que eu to burra com essa confusao! eu posso so justificar mae? eh isso que eu tenho que fazer eh?

- O Cartório Eleitoral do Exterior/ZZ agradece sua
compreensão.

Nenhum comentário: