sábado, junho 03, 2006
carro usado
gente, porque que homem eh tao dificil pra comprar carro? ta bom, deve ter mulher que eh chata com isso tambem, mas nunca vi nenhuma.. lembro que o alexandre pai da minha irma, quando era casado com minha mae, era uma custeira danada pra esse tipo de coisa, nao entendia a duvida toda. mas agora eu descobri que tem um pior, o mike! meu deus, que parto! ele esta num troca num troca de carro a dez dias, e tudo que a gente faz eh ir em concessionaria (ainda chama isso? que palavra antiga!).. eu que nao sabia nem a diferenca de gol pra fusca, agora sei tudo de tudo quanto eh carro, quanto eh a milhagem, quantos "cavalos" de potencia, que muda a cada ano, todos os detalhes, pode me colocar pra trabalhar na ford que eu dou banho. quer dizer na verdade acho que nao vimos ford, entao continuo sem saber .. mas uma outra qualquer.. to impressionada com a dificultura do processo! se eu pelo menos soubesse dirigir, tadinha...
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7 comentários:
Saiba escolher seu carro:
Pode parecer estranho, mas a maior parte das pessoas não tem a mínima idéia de como escolher um carro. E não é por não entender de carro, e sim porque escolhem o carro apenas pela aparência. Digo isso porque uma pessoa que escolhe um determinado modelo e depois reclama que o espaço interno é ruim ou que o porta-malas é muito pequeno, com certeza escolheu o carro no instinto, quando deveria ter pesado muito bem os prós e contras de tal modelo, citei estes exemplos porque não precisam de qualquer conhecimento técnico, é muito fácil sentar no banco e perceber que ele é muito pequeno, quanto ao porta-malas basta abrir...
A briga contra os 1.0:
Não adianta comprar um carro 1.0 se você roda muito em estradas, lugares com muitas subidas ou pretende andar com ar-condicionado, nestes casos o motor 1.0 passa a consumir mais do que um motor 1.8 e andar menos do que um 0.6. Em Manaus, carros 1.0 completos (quanto mais peso pior), rodando com ar-condicionado (em Manaus ligá-lo é quase obrigatório), dificilmente chegam aos 9 km/l, enquanto uma Perua Palio 1.3 Fire chega a fazer cerca de 12 km/l na mesma situação. Carros 1.0 só são econômicos quando pequenos (neste caso um Siena é grande), básicos, e se roda em lugares planos e andando devagar. Exemplo extremo é o "cocoboy" que compra um carro 1.0 completo, coloca um som de 300 kg, aros 17" com pneus 225, anda com cinco "cocoboys" pesando mais de 90 kg cada, e ainda quer andar junto dos 2.0! Depois reclama que seu carro fez 5 km/l e que não anda nada! Não esquecer que em carros pequenos, pessoas grandes, com mais de 1,80, provavelmente ficarão com a perna raspando no volante e apertarão os passageiros do banco de trás. Não esqueça do fator segurança. Alguns populares tem airbags, mas quantos possuem freios a disco nas quatro rodas, ABS, barra de proteção nas portas... É que o airbag ajuda a vender o carro, os outros dispositivos não...
Picapes:
Picapes carregam muito peso, se forem de cabine dupla levam peso e pessoas, rebocam lanchas com facilidade, porém são desajeitadas no trânsito urbano, são horríveis de freio e estabilidade limitada, e caso não seja 4x4, saiba que são horríveis na lama. Se for rodar pouco aconselho uma picape gasolina que é mais silenciosa e anda mais do que a similar turbo-diesel, a última só compensa quando se roda muito (100000km por ano, quando a média de Manaus é 10000km/ano), pois o combustível é um pouco mais barato e o motor diesel consome menos, entretanto o modelo diesel custa, às vezes, o dobro do mesmo modelo gasolina, além de ter desempenho inferior e fazer mais barulho. Por exemplo uma Dakota V6 cabine e meia, completa e com câmbio automático, ano 2001, será encontrada em Manaus por cerca de R$24000,00, o mesmo modelo a diesel e câmbio manual não sairá por menos de R$40000,00. Eu fugiria das com motor 4 cilindros a gasolina por consumirem quase o mesmo da V6, só que com muito menos desempenho, enquanto as equipadas com motor V8, são maravilhosas, mas se prepare para 3,5km/l na cidade... Se você acha que a Dakota tem manutenção complicada, parta para S10 ou Ranger, o raciocínio é o mesmo (mas que a Dakota é a melhor, isso é!).
Carros de luxo:
Caso se queira um carro de luxo, por cerca de 24000 reais (valor de um "popular" hatch completo) pode-se comprar um Marea HLX 2002 com ar, direção, vidros, travas retrovisores elétricos, lavadores dos faróis, freios ABS, motor 2.4, etc. Lembrar que pode-se comprar um carro com consumo um pouco maior que o ideal, comprando um carro um pouco mais barato do que a quantia que pretende gastar. Pense também que se comprar, por exemplo, um Marea 99 por cerca de R$16000,00 , comparando com um popular 0km completinho, se consegue uma sobra de R$8000,00 para manutenção e gasolina. Neste caso, se for gasto R$2000,00 com manutenção ainda sobra dinheiro para rodar 14000km!! (gasolina a R$2,54 o litro). Lembre-se que este gasto é parcelado, pois ninguém compra 2500 litros de combustível em um dia! Lembrar também que mesmo o popular gasta combustível (cerca de R$3800,00 para rodar os 16000km). Este tipo de opção é boa especialmente se for rodar pouco (para Manaus a média é de cerca de 10000 km a cada ano), considere que a manutenção destes modelos é mais onerosa que a maioria dos populares. Um popular que tem um farol dianteiro que custa quase o dobro de um farol de Marea, é brincadeira (Peugeot 206).
Peruas e minivans:
Se você tem uma família de 4 pessoas que gosta de viajar, uma boa opção é uma Perua, que ainda serve de intermediário entre um sedan e uma picape. Caso se costume andar com mais pessoas, é bom pensar em uma minivan. Vale aqui o mesmo raciocínio de preços usados nos demais modelos. Há diversas opções no mercado de usados a preços interessantes.
Comprando um carro usado:
A compra de um carro usado é sempre chata, exige olhar muitos classificados, ir a feiras e é imprescindível se conhecer a fundo o carro. Antes de avaliar o seu futuro carro, peça a um amigo que possui um modelo similar ao que você quer comprar, para dar algumas voltas com o carro e pergunte sobre custos com manutenção, consumo, etc. Caso isto não seja possível teste pelo menos dois carros similares para ter uma base para comparação. Em todos os casos (mesmo que você conheça a fundo o carro) é importante levar um amigo para ver o carro com você, como ele estará menos envolvido com a compra ele provavelmente não se empolgará com o carro e irá perceber mais defeitos que você.
Outra coisa a se pensar é onde comprar. O ideal é comprar diretamente do dono, porém é mais difícil conseguir um financiamento neste caso, embora alguns bancos o façam. Caso queira mais tranquilidade, é interessante consultar lojas de carros usados ou concessionárias que possuam carros usados, entretanto sempre será mais caro que comprar de um particular.
Procure carros que: Tenham tido um único dono, dirigido unicamente pelo dono, que nunca tenham sido batidos gravemente, pintura original, comprovadamente revisados, pouco rodados, guardados em garagem, segurados, sem multas, documentação em dia.
Fuja de: Carros com preço muito abaixo do praticado no mercado (podem esconder encrencas sérias, como ser roubado.), que tenham levado uma pintura geral recente (podem esconder uma batida grave), com o hodômetro marcando menos de 30000km, mas com volante, pedaleiras, bancos e alavanca de câmbio gastos (provavelmente tiveram o hodômetro mexido), rebaixados (provavelmente a suspensão e o fundo do carro sofreram com nosso asfalto esburacado), com excesso de acessórios não originais (muitas vezes mal instalados, serão eternas fontes de dor de cabeça), com marcas de massa por toda lataria (serviço de funilaria mal feito e conserto oneroso), documentação "complicada" (em alguns casos você poderá até ficar sem o carro).
Logicamente é quase impossível encontrar um usado, especialmente com mais de 4 anos, que satisfaça todas as condições. Neste caso vale o bom senso. Não esqueça de pedir desconto devido aos defeitos encontrados.
Avaliando o carro:
Comece por um exame na lataria, procurando imperfeições, especialmente as de massa, olhe (se possível) por dentro dos pára-lamas, portas, capô, porta-malas a parte inferior do carro quanto a batidas e serviços de lanternagem que sempre deixam rastro, abra o porta malas e verifique o estado do estepe e pneus, macaco e chave de roda, abra o capô, verifique a existência de vazamentos de óleo, água e fios remendados, ligue o motor, com seu amigo olhando para o escapamento, enquanto você acelera e ouve o barulho do motor, o amigo verifica a existência de fumaça azulada saindo do escapamento (caso saia fumaça azulada o conserto é sempre caro, fumaça cinza em motores diesel é normal), se a direção for hidráulica esterce até o final do curso e ouça se ela faz um barulho de ferro raspando em ferro (um pouco de barulho sempre faz, não pode estar exagerado), entre no carro, veja se os bancos e forros estão em ordem, teste os vidros, travas e retrovisores elétricos, ande com o carro de vidros fechados e ar-condicionado desligado, passe por ondulações na pista e verifique barulhos na suspensão, e cheque a estabilidade e desempenho do veículo, freie, faça reduções de marcha, em especial 3º para 2º e verifique se engrenam normalmente. Ligue o ar-condicionado e verifique se este gela bastante, verifique se os indicadores no painel estão funcionando. Se estiver satisfeito, peça o documento, confira a numeração do chassi, nos vidros, capô, confere com o documento (nos vidros e etiquetas o número é abreviado), verifique se o IPVA está em dia, ligue para o Detran e verifique se há multas, podendo consultar também em www.detran.am.gov.br (precisa do número Renavam ou chassi), ou www.denatran.gov.br (Renavam e placa) se estiver tudo em ordem feche negócio! Após fechar o negócio esqueça tudo que o vendedor falou e faça uma revisão minuciosa no carro. Mas lembre-se, sempre se encontra defeitos após o primeiro mês, esteja sempre com uma folga de pelo menos 10% o valor do veículo para evitar transtornos. Depois que o carro estiver em seu nome você adquire o direito de pedir um relatório de tudo que foi feito no carro em concessionárias, vale a pena ter este relatório em mãos.
Linguagem de vendedores e anúncios:
Direção Hidráulica: dh, dir
Air bag motorista: airbag mot.
Air bag duplo: airbag duplo
Freios antitravamento: ABS
Distribuição eletrônica de frenagem: EBD
Assistência eletrônica de frenagem: BAS
ABS no eixo traseiro: ABS-T
Câmbio automático: automático, auto, aut.
Câmbio manual: MT, mecânico (como se o automático fosse elétrico...)
4p/2p: 4 portas/2 portas
Ar-Condicionado: ar, ac
Vidros elétricos: vd, ve
Retrovisores elétricos: re
Travas elétricas: tr, te
Vidros travas e retrovisores elétricos: trio elétrico
Bancos de couro: couro, bc
Vidros verdes: vv
Alarme: al
Documentação em dia: docs ok, docs pg, IPVA pg
Carro com nota fiscal de compra: nf
Carro com chave reserva: 2 chave, 2 ch
Pneus novos: pn novos
Picape cabine simples: CS
Picape cabine estendida: cab 1/2, supercab, CE
Picape cabine dupla: CD
Motor turbo-diesel: TD
Tração nas quatro rodas: 4x4
Motor 6 cilindros: 6cc (este eu não concordo, pois cc é cilindrada), deveria ser L6 para seis em linha ou V6 para 6 em V.
Baixa quilometragem: bx km
Teto solar: teto, ts
Aceito financiamento: ac fin
Aceito troca: ac tr
Menor/Maior valor: -/+ vlr
Gasolina: gas
Gás: gás, gnv
Tigão
tigao, vc surprendeu-me mais uma vez.
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